Sessão de Floating

  • 50min  |  45€
  • 80min  |  60€

Na compra de pack de 3 sessões de flutuação, oferta de 4ª sessão


O QUE É TERAPIA DE FLUTUAÇÃO?

A terapia de flutuação ou floating consiste na suspensão do corpo numa cápsula de flutuação, contendo água aquecida a 36-37ºC e 300kg de sal Epsom. A sessão de floating pode ser de 50 ou 80min e é equivalente a 4/6 horas de bom sono.

O conjunto de temperatura da água, a gravidade zero e todos estímulos externos fazem com que dentro de 15-20 minutos é alcançado um profundo estado de relaxamento e paz interior.

As endorfinas são libertadas induzindo uma sensação de bem-estar. O fluxo sanguíneo capilar e tecidos moles é maximizado. Se houver algum músculo contraturado, durante a flutuação, este relaxa.
É possível flutuar por muitas horas sem nenhum impulso ou risco do
cliente se virar, mesmo em sono profundo.

ORIGENS DA FLUTUAÇÃO
Flutuar na água salgada por razões terapêuticas já não é novidade. As pessoas fazem peregrinações ao Mar Morto há séculos. No entanto, nos últimos 20 anos, houve um interesse renovado, com estudos científicos de benefícios da flutuação.


CINCO PRINCIPAIS BENEFÍCIOS EM SAÚDE DA FLUTUAÇÃO

1) DIMINUI ANSIEDADE E DEPRESSÃO E MELHORA O SONO
Sob o stress, as glândulas supra-renais libertam adrenalina e cortisol. O stress crónico pode levar à depressão.
A flutuação ajuda a combater a depressão e a ansiedade, minimizando a produção de cortisol.
No flutuário, com um ambiente de privação sensorial e ausência de gravidade a mente relaxa para além do estado alfa e facilmente atinge o estado de ondas theta (actividade cerebral que ocorre nos momentos antes e depois do sono ou em estados de meditação profundos). Durante este período, é favorecido o equilíbrio dos hemisférios esquerdo e direito do cérebro, a libertação de endorfinas (relacionados com a redução da dor, stress e ansiedade). É também
conseguido um profundo estado de paz interior e de bem-estar generalizado.

2) BAIXA O STRESS
O flutuário combate o stress de duas maneiras:
- o magnésio contido na água inibe a produção do cortisol. O magnésio também melhora a qualidade do sono, o que contribui para se sentir menos stressado.
- o componente de privação sensorial da flutuação também minimiza o stress. Em estudos recentes, foi comprovado que as pessoas que utilizam o flutuário com a frequência, lidaram melhor com situações stressantes sem os picos de cortisol.

3)  ALÍVIA A DOR FÍSICA
A terapia de flutuação é indicada no tratamento da dor muscular crónica causada pelo stress excessivo e ajuda reduzir ou eliminar a dor aguda, o que reduz a necessidade de medicação.

Especificamente indicado na diminuição de dor, tensão muscular, stress, ansiedade e tristeza para quem sofre de fibromialgia.

Além do relaxamento geral, o floating reduz o edema, aumenta a amplitude de movimentos nas articulações esqueléticas, reduz sensação de fadiga, reduz a pressão arterial e ajuda no controle de peso.

4) MELHORA OS RESULTADOS DO EXERCÍCIO FÍSICO
A flutuação ajuda na recuperação dos treinos, reduzindo o ácido lático no sangue, o que reduz a rigidez e a dor muscular em geral.
Os benefícios de floating também se estendem aos atletas de alta competição, pelo facto de estar num estado de excitação mais baixo, o que permite melhores resultados.

5) CRIATIVIDADE E APRENDIZAGEM
A estimulação da criatividade, o aumento da concentração e a capacidade de aprendizagem são outros benefícios da terapia de flutuação.


FLUTUAR NA GRAVIDEZ

As mulheres grávidas, a meio do período de gravidez, geralmente encontram alívio considerável da dor e rigidez na flutuação, enquanto flutuam inclinadas com cotovelos no chão do flutuário, queixo em concha nas mãos. Nesta posição, o feto está totalmente a flutuar e as costas e a cintura pélvica da mãe estão livres de qualquer carga ou peso corporal.

A flutuação das pré-mamãs pode ser realizada, com toda a segurança, logo após a 12ª semana e até ao final da gestação, desde que a gravidez não apresente riscos ou contra-indicações, pelo que é importante obter o aval do obstetra que acompanha a grávida.

A terapia da flutuação é ideal para viver uma gravidez livre de alguns incómodos habitualmente associados a este estado, pois elimina a enxaqueca e reduz as dores musculares e os edemas nas pernas, devolvendo a sensação de leveza.


CONTRA-INDICAÇÕES

Em geral, a doença mental, incluindo depressão clínica, é uma contra-indicação, porque os efeitos da flutuação são imprevisíveis nesses casos.

O flutuário não pode ser usado nos clientes com feridas abertas, período menstrual ou incontinência.

Pacientes com tensão arterial alta podem experimentar uma redução drástica na pressão sanguínea e desmaiar, mas quando controlado por um regime medicamentoso, há pouco risco.

Também há pouco risco para pacientes epiléticos controlados, mas recomenda-se que eles tenham um auxiliar presente durante a sessão de flutuação.